Estudo do Comportamento Pedagógico de Treinadores de Voleibol em Função do Escalão de Treino dos Atletas e da Formação Acadêmica dos Treinadores

Por: Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho.

XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Dentro do ambiente desportivo, os treinadores têm a capacidade de influenciar a natureza e a qualidade das experiências desportivas. As prioridades que eles promovem, as atitudes e valores que transmitem e a natureza de sua interação com os atletas podem, notadamente, influenciar os efeitos da participação desportiva de crianças e jovens (Smith, Smoll & Cumming, 2007). Desta forma, a análise dos comportamentos de treino em cenários desportivos fornecerá uma ajuda importante para reconhecer, particularmente, como os treinadores facilitam a aprendizagem dos atletas, um aspecto central do comportamento instrucional do treinador (More & Franks, 1996). Woodman (1993) argumenta que é a aplicação do conhecimento e a habilidade para o trasmitir que separa o treinador excelente da treinador comum.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.