Estudo da Confiabilidade Intra e Entre-examinadores da Unidade de Biofeedback Pressórico na Medida da Contração do Músculo Transverso Abdominal

Por: Israle P C Júnior, Leonardo o P Costa, Lucíola C M Costa, Michelle Karine Figueiredo e Vitor G C Figueiredo.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.13 - n.4 - 2005

Send to Kindle


Resumo

A proposta do presente estudo foi investigar a confiabilidade intra e entreexaminadores da Unidade de Biofeedback Pressórico (StabilizerÒ) na contração do músculo Transverso Abdominal em indivíduos assintomáticos. Foi realizado um estudo “teste-reteste” em trinta e um estudantes de fisioterapia com um intervalo de sete dias entre as coletas de dados. Os resultados indicaram uma confiabilidade moderada intraexaminador (ICC = 0,71) e substancial entre-examinadores (ICC = 0,82). Concluiu-se que a utilização da Unidade de Biofeedback Pressórico deve ser incentivada na prática clínica, devido à sua relevância, simplicidade e segurança clínica, porém, maior número de estudos de confiabilidade, principalmente entre-examinadores, devem ser realizados.

PALAVRAS-CHAVE: Biofeedback pressórico, transverso abdominal, confiabilidade.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/663/674

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.