Estudo Controlado da Influência da Atividade Física em Fatores de Risco Para Doenças Crônicas em Indivíduos Lesados Medulares Paraplégicos do Sexo Masculino

Por: Ivanir Santana de Oliveira Pires, Julio Tirapegui, Regina Célia da Silva e Sandra Maria Lima Ribeiro.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.18 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar alguns parâmetros bioquímicos e de avaliação nutricional, indicativo de risco de doenças crônicas em indivíduos lesados medulares com idade entre 18 e 45 anos. Foram avaliados 28 indivíduos divididos em dois grupos: praticantes de exercício físico (N=16) e sedentários (N=12). Utilizou-se para análise a avaliação do consumo alimentar, da composição corporal e alguns parâmetros bioquímicos. Todos os parâmetros avaliados foram comparados através do teste t-student para variáveis independentes, assumindo como significativo o valor a < 0,05. O grupo sedentário apresentou uma tendência a sobrepeso, a glicose plasmática correlacionou-se com a adiposidade. No entanto, não houve diferença significativa entre a estimativa do gasto energético basal e a ingestão calórica, o que sugere alteração das necessidades energéticas. Ambos os grupos apresentaram valores diminuídos para a concentração plasmática de HDL-C e observou-se desbalanço na ingestão dos macronutrientes. Conclui-se que as fórmulas preditivas do gasto energético basal superestimam os valores em lesados medulares, principalmente no grupo sedentário. A adequação da dieta deve ser instituída independente de fatores de risco presentes. Futuros trabalhos poderiam estabelecer protocolos de avaliação para este grupo populacional. Enquanto isso não acontece, os métodos de avaliação continuam incompletos e incertos. UNITERMOS: Lesão medular; Doenças crônicas; Exercício físico.

Endereço: http://www.usp.br/eef/rbefe/v18n22004/v18p169.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.