Estudo da Correlação Entre Perímetros Musculares Corrigidos e áreas de Seção Transversa Segmentar Corrigidas com a Força Máxima Desenvolvida Pelos Mesmos Grupamentos Musculares.

Por: .

74 páginas. 1997 08/07/1997

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi de estabelecer a correlação entre os perímetros musculares corrigidos e as áreas de seção transversa corrigidas, de antebraço e coxa, com a força máxima de preensão de mão e extensão de joelhos, respectivamente. Foram avaliados 55 indivíduos, sendo 32 do sexo feminino, com idade variando de 18 à 31 anos, com média de 21,56 anos e, 23 do sexo masculino, com idade variando de 19 à 29 anos, com média de 22,59 anos. Inicialmente mediu-se os perímetros de antebraço e coxa e, suas respectivas dobras cutâneas, para a determinação dos perímetros e das áreas de seção transversa corrigidas. Posteriormente mediu-se as forças de preensão de mão e extensão de joelhos, utilizando-se um dinamômetro. Determinou-se a correlação entre as medidas, com significância de p>0.95 e verificou-se que as correlações entre as áreas de seção transversa corrigida de antebraço e coxa foram as maiores tanto no sexo feminino como no masculino.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=748&listaDetalhes%5B%5D=748&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.