Estudo da Correlação Entre Posturografia Dinâmica Foam-laser e Plataforma de Força no Teste de Integração Sensorial em Adultos Jovens Normais

Por: Eduardo Alexandre Loth.

70 páginas. 2007 31/08/2007

Send to Kindle


Resumo

Uma das tarefas mais importantes do sistema do controle postural humano, é o equilíbrio do corpo sob a pequena base de apoio fornecida pelos pés. A avaliação do controle postural representa uma tarefa desafiadora, porém apresenta implicações de grande valia para profissionais de diversas áreas como a Otoneurologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e outros. No entanto, sua avaliação pode ser realizada através de diversos equipamentos, entre eles a Posturografia Dinâmica Foam-laser (FLP), que é um método de capaz de medir as oscilações corporais, em 6 condições denominadas Teste de Organização Sensorial (TOS) e ainda identificar a contribuição de cada um dos sistemas sensoriais envolvidos no equilíbrio, tem sido muito utilizada. O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação dos resultados, da avaliação do controle postural em adultos jovens normais, obtidos por meio da FLP e plataforma de força. Para a realização do estudo foram convidados 30 indivíduos adultos jovens (21,17 ± 1,45 anos) 19 homens e 11 mulheres, acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maira/RS, que foram submetidos à avaliação do TOS por meio de FLP e plataforma de força simultaneamente. Os resultados revelaram que houve índice de correlação estatisticamente significante entre as 6 condições da FLP, com a área de deslocamento do centro de pressão (CP) registrada pela plataforma de força. A partir da análise dos resultados, pode-se concluir que a Posturografia Dinâmica Foamlaser apresenta forte correlação com a plataforma de força na avaliação do controle postural.

Endereço: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.