Estudo Correlacional Entre os Estágios da Maturação Biológica e Somatotipo em Crianças da Favela da Maré

Por: Rogério Macedo Duarte.

160 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

Para avaliar indivíduos em crescimento e desenvolvimento os métodos caros e ,invasivos podem inviabilizar a aplicabilidade em grandes populações carentes. A identificação do momento em que cada indivíduo manifesta particularidades em relação à maturação é determinante para a melhoria qualidade de vida e da saúde. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar a correlação entre os estágios da maturação biológica e o somatotipo em crianças do sexo masculino moradores da Favela da Maré. Este estudo é uma pesquisa aplicada e descritiva partindo~se da observação, análise e descrição dos resultados obtidos.os das análises dos efeitos da maturação. A população estudada (N = 303) são crianças do sexo masculino de 9 a 14 anos participantes do projeto da Vila Olímpica da Favela da Maré no Rio de Janeiro. Para tanto, empregar-se-á testes para medição do Somatotipo (Heath e Carter in: NORTON e OLDS,2000): e avaliação das características sexuais secundárias (Tanner, 1962 citado por MALINA e BOUCHARD, 2002, p.228), que sob investigação e análise estatística permitirão que as hipóteses sejam testadas. No sentido de verificamos a existência de dependência entre as classificações segundo os parâmetros discricionários, Idade, Fase maturacional e Somatotipia, adotou-se o teste não paramétrico Qui-quadrado, através do qual verificou-se, segundo um nível de significância p < 0,05 para rejeição da Hipótese Nula. Denota-se que existe relação de dependência correlacionada entre classificações etárias cruzadas com as respectivas Fases maturacionais, para urna significância p = 1.25E05 = 0,0000125 < 0,05, ainda para as classificações etárias cruzadas com as de somatotipia, para uma significância p = 0.0331 < 0,05. Não foi observada relação de dependência entre classificações de somatotipia e fase maturacional. O parâmetro idade é a interface entre os parâmetros fase maturacional e somatotipia, indicando que para o entendimento nessas dimensões temos a idade como o elo tradutor c combinatório dos outros dois processos classificatórios .

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2309&listaDetalhes%5B%5D=2309&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.