Estudo Crítico da Extensão Universitária em Educação Física nas Universidades Públicas Federais do País

Por: Paulo Antonio Cresciulo de Almeida.

100 páginas. 1995 30/11/1995

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar criticamente o trabalho de extensão universitária em Educação Física das Universidades Federais do País. Para que isso fosse concretizado fizemos inicialmente um retrospecto histórico da Universidade no Brasil procurando relacionar sua trajetória com fatos políticos relevantes na vida do País. Num segundo momento procuramos focalizar a extensão e caracterizar sua função junto à sociedade. A situação atual da Educação Física na instituição foi objeto de estudo em outro capítulo, com a preocupação de enquadrá-la dentro das propostas progressistas que apontam novos caminhos para a disciplina. Finalmente, dando uma seqüência, fizemos uma análise dos documentos relativos ao trabalho extensionista nas Universidades Federais do Brasil. Para se realizar este estudo sorteamos 10 dessas instituições, tendo-se recebido respostas de 7. No exame desta documentação tomamos conhecimento da existência do Fórum Nacional de Pro-Reitores de Extensão das Universidades públicas do País, que desde 1987 vem discutindo os rumos deste trabalho assim como aconselhando e sugerindo políticas para o setor. Os princípios básicos, segundo o Fórum, seriam a relação mútua instituição-comunidade, desenvolvimento da autonomia, democratização do trabalho, e a negativa ao clientelismo e à prestação de serviços. Do exame dos documentos das Universidades concluímos que embora todas tenham relevante atuação no setor apenas duas possuem políticas definidas para a Educação Física. Observamos também que há incoerência entre as políticas definidas (tanto a nível geral quanto específicas em Educação Física) e os projetos e programas executados. Outros fatos que observamos foram: a ausência da preocupação em proporcionar a autonomia à sociedade e o não se levar em conta o efeito multiplicador das ações extensionistas. Da maneira como a extensão em Educação Física nas Universidades Federais do País é desenvolvida, ela se mostra incoerente aos princípios básicos sugeridos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, contribuindo assim para a invasão cultural e deixando escapar a oportunidade de atuar como agente de transformação social.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=861&listaDetalhes%5B%5D=861&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.