Estudo da Mobilidade Funcional de Hemiparéticos Crônicos Tratados com Fisioterapia no Formato de Circuito de Treinamento

Por: Augusto Cesinando de Carvalho, Fabiana Araújo Silva, Lúcia Martins Barbatto e Tânia Cristina Bofi.

ADAPTA a Revista Profissional da SOBAMA - v.11 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo


A reabilitação física após um acidente vascular cerebral objetiva melhorar a capacidade funcional de hemiparéticos. A Fisioterapia em Grupo no formato de Circuit Training (FGCT) é um modelo terapêutico que utiliza exercícios funcionais específicos com foco na repetição e na progressão contínua em espaço denominados de estações que são organizadas em um formato de circuito. O objetivo deste trabalho foi avaliar a mobilidade funcional, a marcha e a coordenação de hemiparéticos crônicos submetidos à Fisioterapia em Grupo no formato de Circuito de Treinamento. Os pacientes foram avaliados com testes motores funcionais: 1-Time up and go (TUG); 2- Teste de velocidade de marcha de 10 metros (TVM); e 3- Lower Extremity Motor Coordination Test (LEMOCOT). Os resultados não demonstraram alteração significante após um período no desempenho do motor avaliado pelos testes após 3 meses de treinamento com FGCT porém, pode-se inferir que os pacientes tiveram a oportunidade de se beneficiar com exercício e aumentar a sua participação na sociedade contribuindo na sua convivência social evitando o sedentarismo.
 

Endereço: http://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/4556

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.