Estudo da Multidimensionalidade do Mabc-2 (7 a 10 Anos) em Crianças da Região Metropolitana de Recife-pe

Por: Hanne Alves Bakke, Maria Teresa Cattuzz e Silvia Wanick Sarinho.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

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Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de analisar a multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças brasileiras. Foram avaliadas 123 crianças (7 a 10 anos) da região metropolitana de Recife (PE), sendo 64 do sexo masculino e 59 do feminino. Os dados foram avaliados quanto à normalidade com o teste de Kolmogorov-Sminov e à adequacidade da realização da Análise Fatorial (AF) com os testes de adequacidade da amostra de KMO e as medidas individuais e de Esfericidade de Bartlett. O método de extração foi principal axis factoring (rotação Varimax), com aplicação da Parallel Analysis (Monte Carlo Simulation) para determinar o número de fatores. Os subtestes apresentaram baixa correlação entre si, com medidas individuais insatisfatórias em dois dos subtestes. A Parallel Analysis identificou a presença de dois fatores, com agrupamento diferente do MABC-2 e com subtestes sem cargas fatoriais significativas nos fatores. A exclusão de três subtestes resultou em um modelo melhor ajustado. Apesar de confirmada a multidimensionalidade, esta divergiu daquela proposta pelos autores, com problemas nas correlações das variáveis, extração no número de fatores, assim como no agrupamento dos subtestes. A exclusão de três subtestes (DM3, AR2 e EQ 3) revelou um modelo mais ajustado.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35823

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