Estudo da Vulnerabilidade Ao Estresse em Uma Comunidade Ribeirinha da Amazônia

Por: Iranira Geminiano de Melo, Matheus Magalhães Paulino Cruz, Olakson Pinto Pedrosa, Tiago Lins de Lima e Xênia de Castro Barbosa.

XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO:Analisar a vulnerabilidade ao estresse em moradores da comunidade ribeirinha “lago do Puruzi-nho”, localizada no município de Humaitá, Amazonas.MÉTODO:O desenho metodológico da pesquisa ca-racteriza-se como transversal descritivo, sendo o universo de estudo formado por 164 pessoas distribuídas em20 famílias. A coleta de dados foi realizada utilizando-se um questionário desenvolvido pelo Departamentode Saúde, Educação e Bem-estar do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos. O questionário foi admi-nistrado em forma de entrevista individual com 54 moradores com idade entre 13 e 73 anos (33,37±14,38),sendo 24 mulheres e 30 homens. Foi adotado como critério de inclusão ser maior de 12 anos de idade.RESUL-TADOS:Os resultados mostraram que 33,33% dos pesquisados devem procurar reagir de forma mais tranqui-la, 64,81% estão no caminho certo para o controle do estresse e 1,85% estão em situação de vulnerabilidade aoestresse. Adotando-se como diferença significativa o p-valor calculado menor que 0,05, não se encontraramdiferenças significativas entre homens e mulheres (p=0,795) nem entre os menores e os maiores de 33 anos(p=0,920).CONCLUSÃO:Considerou-se que a comunidade estudada, em termos gerais não apresenta vulne-rabilidade ao estresse, o que pode ser resultado de um modo de vida ainda pouco influenciado por fatoresrelacionados ao crescimento econômico e tecnológico característico da sociedade capitalista e globalizada.Na comunidade prevalece o modo de vida que inclui tempo para relaxar durante o dia e equilíbrio do tempodedicado ao trabalho e ao lazer e do domínio dos sentimentos quando contrariado.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xi-cbafs-congresso-brasileiro-de-educacao-fisica-e-saude/

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.