Estudo das Concentrações Sangüíneas de Lactato e Amônia e do Desempenho no Teste de Wingate e no Exercício Supramáximo de 300 Metros em Fotocélulas

Por: Mario Norberto Sevilio de Oliveira Jr.

2008 27/02/2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar as concentrações máximas de amônia e lactato sangüíneo, associadas ao desempenho no teste de Wingate e em exercício supramáximo de 300 metros, realizado em fotocélulas. Participaram do estudo 11 voluntários do sexo masculino, com faixa etária de 17,4 anos. Cada voluntário participou de 2 tratamentos experimentais. Os voluntários realizaram também uma familiarização de três dias consecutivos. No dia de comparecimento experimental, o voluntário permanecia 15 minutos sentado e após, realizava o aquecimento. Em seguida, ficava em repouso por 1 minuto no cicloergômetro ou em frente as fotocélulas e então, realizava o experimento. Os dados de desempenho foram registrados durante o Want e calculadas a partir de um software acoplado no cicloergômetro, já a duração do percurso e a velocidade média foram registradas durante os 300 metros a partir de barreiras fotoelétricas. As variáveis lactato sangüíneo e amônia sangüínea foram medidas após o término do protocolo e analisadas através de um espectrofotômetro. O lactato sangüíneo apresentou diferença estatisticamente no repouso entre os protocolos, sendo maior nos 300 metros (p<0.05). Para a amônia sangüínea os resultados foram diferentes estatisticamente no repouso, sendo maior no Want. Os protocolos Want e o exercicio de 300 metros não foram diferentes entre si, indicando que os fatores fisiológicos envolvidos no desempenho em ambos os protocolos parecem ser, pelo menos em parte, os mesmos.


 

Endereço: http://www.bdtd.unifesp.br/tede/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=1279&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.