Estudo das Motivações à Prática da Ginástica Rítmica: Contribuições da Pesquisa Para o Rendimento Desportivo

Por: Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Marcos Alencar Abaíde Balbinotti, Marcus Levi Lopes Barbosa e Patrícia Silveira Fontana.

Pensar a Prática - v.16 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar as dimensões motivacionais mais relevantes que colaboram para o rendimento desportivo em atletas de Ginástica Rítmica (GR). Para tanto, utilizou-se uma amostra de 66 atletas do sexo feminino de 13 a 14 anos. Como medida das dimensões motivacionais, utilizou-se o “Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e Esportivas” (IMPRAFE-54). Foram feitas análises descritivas e comparativas. Os resultados indicaram que, para as atletas se manterem motivadas, a prática regular da GR deve ser organizada de forma a proporcionar: Prazer, Sociabilidade, Saúde e Competitividade. Como conclusão sugere-se que os profissionais que atuam nesta área desenvolvam estas dimensões a fim de estimular e manter a motivação de suas atletas.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.