Estudo das Zonas e Eficácia da Recepção em Função do Jogador Recebedor no Voleibol Sênior Feminino

Por: Isabel Mesquita e Nuno Maia.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.20 - n.4 - 2006

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Resumo

O presente estudo pretendeu comparar a intervenção do Jogador Líbero e dos Recebedores Prioritários, ao nível da eficácia e das zonas de recepção do saque, bem como associar as zonas de recepção com a eficácia da recepção, no Voleibol Feminino Sênior. A amostra consistiu em 683 ações de recepção, retiradas dos seis jogos realizados pelas equipes participantes na Poule I de apuramento para o campeonato da Europa de 2005 de Voleibol feminino no escalão sênior B (Bielorússia, Hungria, Portugal e Dinamarca). A recolha de dados foi realizada através da gravação em sistema audiovisual, sendo posteriormente digitalizadas as imagens para se controlar o rigor e precisão da observação. Os procedimentos estatísticos basearam-se na análise descritiva e inferencial, pela aplicação do teste de qui-quadrado, na comparação entre grupos (jogador recebedor) e associação entre variáveis (zona e eficácia da recepção) e na análise de correspondências simples (ANACOR). As observações cumpriram os requisitos de fiabilidade para serem utilizadas como ferramenta científica, tanto pela percentagem de acordos, como pela estatística Kappa de Cohen. O presente estudo não confirmou a influência do Líbero no incremento da eficácia da recepção comparativamente a cada um dos Recebedores Prioritários e nem sequer destes em relação aos outros jogadores não especialistas. O Líbero recebe significativamente mais em Z6 e os Recebedores Prioritários em Z5. Não se registraram associações significativas entre as zonas de intervenção e a eficácia da recepção, podendo-se dever mais ao modelo topográfico utilizado, do que à possibilidade da zona de recepção não interferir com a eficácia da recepção. Porquanto, a divisão regulamentar do terreno de jogo em seis zonas, por não espelhar a funcionalidade do jogo, pode constituir um modelo inapropriado de avaliação, devendo ser confirmado em posteriores estudos.

 

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16633

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