Estudo de Caso Acerca da Influência da Atividade Física Adaptada à Disciplina de Ciências nas Dificuldades de Aprendizagem em Crianças de Uma Escola Municipal de Porto Alegre

Por: Bruno Pires de Fraga.

63 páginas. 2016 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Dificuldades de aprendizagem são apresentadas por alunos das séries iniciais em um número alto e recorrente nas escolas brasileiras. A aplicação de métodos que auxiliem na transposição desses obstáculos é relevante e de suma importância. O exercício físico tem conhecidos benefícios a saúde física, mas sua benfeitoria a saúde mental e nos processos de aprendizagem podem e devem ser melhores utilizados no ambiente escolar. Através de jogos e brincadeiras pode-se levar aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem a capacidade de reverter tal quadro, proporcionando um método diferenciado de reforço escolar. O presente estudo teve por objetivo avaliar se atividade física adaptada à área de ciências acarreta na melhora do desempenho escolar dos alunos participantes. Foi realizado um estudo de caso realizado com alunos pertencentes a uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal de Porto Alegre. Através da elaboração de um programa adaptado de exercício físico, houve a revisão dos conteúdos já trabalhados em aula da área de ciências que ocasionavam nos alunos uma maior dificuldade de entendimento e por conseguinte, levavam-nos a a um baixo rendimento escolar. A adaptação se deu através de jogos e brincadeiras que comtemplavam, em suas regras, os conteúdos já trabalhados em sala de aula. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados aos alunos, categorizando-os sob um enfoque quali-quantitativo, levando em consideração seus conhecimentos no pré e pós-teste e de questionário aplicado à professora da turma, acerca de suas impressões sobre os conhecimentos dos alunos. O estudo se mostrou relevante perante os resultados analisados no pós-teste, evidenciando uma relevância p<0,05 no teste qui-quadrado e na análise textual das respostas dos alunos, revelando uma maior capacidade de relação dos termos trabalhados nas atividades com o conceito de ciências. No discurso da professora da turma, que salienta uma melhora significativa do desempenho escolar, no interesse e na atenção dos alunos participantes em novos conteúdos. Propostas assim deveriam ser levadas ao ambiente escolar frequentemente, portanto.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/143006

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.