Estudo de Caso de Um Programa Individualizado de Natação em Cadeirante Portador de Poliomielite: Análise de Parâmetros Bioquímicos, Qualidade de Vida e Capacidade Física Funcional
Por: Janaina Motta, Lorhan Menguer, Luciano Acordi da Silva, Marina dos Santos de Medeiros e Sindianara Mariano.Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.40 - n.1 - 2018
Resumo
Objetivo
investigar os efeitos de um programa de natação supervisionado sobre parâmetros bioquímicos, qualidade de vida e capacidade física funcional em cadeirante portador de poliomielite.
Metodologia
Estudo de caso longitudinal com dois indivíduos portadores de poliomielite, do sexo feminino, submetidos a um programa de natação de 12 semanas, com frequência de duas sessões semanais e duração das aulas de 60 minutos. Foram feitas análises bioquímicas através de hemograma, parâmetros de qualidade de vida, com o SF-36 e testes de aptidão física funcional de alcançar atrás das costas e arremesso. As avaliações foram feitas 48 horas antes e após o programa de treinamento.
Resultados
O programa de natação reduziu em 19% o colesterol, 18% o triglicerídeo, 11% a glicose, 42% os níveis de ansiedade. Concomitantemente, aumentou a saúde geral em 13%, a mental em 11%, a força de membros superiores em 10% e a flexibilidade em 23%.
Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/estudo-caso-um-programa-individualizado/articulo/S0101328916302499/
Tags: Atividade Motora Adaptada, Natação