Estudo de Diferenças na Gestão do Tempo das Dimensões Pedagógica, Organizacional e Administrativa em Aulas de Educação Física

Por: Attila Jozsef Flegner e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Apesar de não comprovada de forma conclusiva, verificam-se insistentes relações entre o tempo de envolvimento motor em atividades critério e a aprendizagem. As pesquisas acusam que as variáveis administrativas detratam o tempo de prática do aluno. A proposta do estudo foi comparar os escores de tempo na gestão das Dimensões Administrativa(DA), Pedagógica(DP) e Organizacional(DO), produzidos por professores que proporcionaram maiores e menores oportunidades de prática nas aulas de educação física. O estudo caracterizou-se como descritivo e comparativo. A amostra consistiu de 10 aulas desenvolvidas por professores graduados para turmas do segundo segmento do ensino fundamental. Na coleta de dados procedeu-se à observação em diferido. Na análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e teste i de student. Os professores com maiores escores de tempo de prática consumiram em média 2,87% com DO, 5,11% com DA e 2,23% com DP, enquanto aqueles com menores escores dispenderam em média 3,14% com DO, 9,34% com DA e 3,72% com DP. Não foi verificada diferença significativa entre as médias de DO. No entanto diferiu significativamente (a s; .05, para tc =2,306) a gestão da DA (t0 = -5,20) e DP (to = -2,54), com os professores que possibilitaram menor tempo de prática ao estudante, dispendendo maior tempo com ações destas categorias. O conjunto de variáveis que compõem a DAproduziram enorme envolvimento com ações destituídas de interações instrucionais, comprometendo o tempo de prática. A melhoria do processo ensino-aprendizagem requer a redução do tempo administrativo. A inexistência de uma análise qualitativa da informação prestada na relação pedagógica, limitou inferências conclusivas sobre os resultados encontrados na DP,dado o forte valor preditivo que assume a comunicação nesta dimensão, para explicar a aprendizagem do educando.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.