Resumo

Os investimentos em esporte de alto-nível na cidade de Joinville vêm crescendo ano a ano, contando com um elevado aporte financeiro das empresas locais. Baseado nisto, o presente estudo objetivou identificar a percepção do público joinvilense quanto ao investimento patrocínio feito na equipe de futsal da cidade. Pitts e Stotlar (2002) enfatizam que, ao segmentar o público-alvo, tornando-o mais homogêneo e agregando os prospects com perfis semelhantes, é possível então atingi-los de forma mais dinâmica e impactante, criando laços de afinidade através do marketing de relacionamento, ferramenta valiosa na retenção e busca por novos clientes. A pesquisa de campo foi realizada com 300 pessoas, escolhidas de forma aleatória, em cinco pontos distintos da cidade. O estudo veio diagnosticar a importância da pesquisa de marketing para o sucesso do patrocínio esportivo como investimento de longo prazo e aproximação da marca à comunidade. Identificou-se também que os entrevistados de maior poder aquisitivo, em geral, situados na região central da cidade, possuem maior taxa de lembrança da marca e nome correto do patrocinador, levando em consideração que os aspectos sócio-culturais são fatores decisivos nas relações comerciais, pode-se concluir através desta pesquisa a ineficiência do marketing esportivo da Krona ao tentar atingir as classes mais inferiores da cidade de Joinville.