Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre o atual modelo de negócio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), descrevendo seus componentes para identificar como está sendo entregue valor aos clientes do IOB e como se pretende gerar valor. O estudo desse modelo de negócio foi realizado em duas etapas: na primeira, foi realizada uma revisão de literatura do Business Model Generation – Inovação em Modelo de Negócios, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, e de artigos científicos relacionados à construção de modelos de negócios; já na segunda etapa, foram analisadas as principais atividades desenvolvidas no IOB, de acordo com a avaliação de um grupo de trabalho composto de seus colaboradores. A metodologia utilizada foi baseada na técnica de ideação, discussões de um grupo de trabalho para compartilhar conhecimentos e gerar ideias, para descrever componentes do quadro do modelo de negócio do IOB. Os resultados demonstraram oportunidades de melhoria, em alguns componentes, para o crescimento desse departamento. Com este estudo, atingiu-se um nível de amadurecimento do grupo de trabalho que participou de todo o processo de criação deste modelo de negócio, para, em projetos futuros, identificar possíveis cenários para o IOB. 

Acessar