Estudo dos Componentes Físicos Implicados no ângulo de Aterrissagem no Movimento do Rodante, Executado no Aparelho Solo da Ginástica Artística

Por: Carlos Alberto Kelencz, Edward Rasquinha e Marcio Magini.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.12 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: A biomecânica pode ser considerada uma subárea da física responsável pelo estudo do movimento humano. No contexto do estudo do movimento, a ginástica artística é uma modalidade esportiva que intriga muito dos pesquisadores dessa área do conhecimento pela sua complexidade. Este trabalho analisa um dos movimentos mais importantes dessa modalidade, o rodante. OBJETIVO: Analisar os componentes físicos implicados na execução do movimento do rodante no aparelho solo, procurando estabelecer alguma relação entre essas e o ângulo de aterrissagem medido ao final desse elemento acrobático. MÉTODOS: A amostra foi composta por sete ginastas, com idade variando entre 14 e 20 anos, com tempo de treinamento de no mínimo cinco anos. Esta pesquisa utilizou-se de ferramentas metodológicas fundamentadas em princípios da mecânica clássica, técnicas de fotogrametria e de tratamentos estatísticos. RESULTADOS: Dentre as grandezas físicas implicadas na execução do rodante, o torque externo apresentou maior relevância para este estudo; assim, tratando este de uma pesquisa com seres humanos, a variabilidade dos resultados obtidos é compreensível; além desse fator, a diferença de nível técnico entre as ginastas e as oscilações da técnica empregada por uma mesma ginasta, observadas durante as execuções dos testes, foram responsáveis pela diversidade dos resultados obtidos. CONCLUSÕES: Por meio dos resultados obtidos no presente estudo foi possível concluir que, quanto menor o ângulo de aterrissagem do rodante, maior será o torque externo. Também foi verificado que a aceleração inicial, ou seja, o momento de corrida, influencia diretamente nesse ângulo e, por conseqüência, na produção do torque externo.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.