Resumo

No presente trabalho estudamos a estrutura dos grupos de autores da revista Apunts, assim como os temas que escreveram estes profissionais procedentes de diversas disciplinas do mundo do esporte, entre os anos 1964 e 1993 na revista em foco.

Em nosso interesse de conhecer a evolução da Educação Física e as Ciências do Esporte através de uma revista elegemos, entre as de maior relevância e mais tempo de presença: Apunts. Escolhemos 1993 como o último ano de estudos, o ano posterior à Olimpíada de Barcelona-92. A revista contava com momentos chave: 1964, ano de inicio da Apuntes de Medicina Deportiva e 1985, ano de inicio da Revista Apunts. Educação Física. Em nosso percurso contamos, então, com um período em que a revista era de Medicina Esportiva, ciência pioneira entre as Ciências do Esporte (Educação Física, Psicologia, Sociologia, etc.) e o período em que se inicia a Apunts Educação Física. Nesse segundo período os artigos publicados são fundamentalmente de Educação Física, além de, como no período anterior, os de outras ciências do esporte (Medicina,  Psicologia...)

Consideramos como "colégio invisível" o conjunto de autores que aparecem ligados entre si como consequência de ter publicado em parceria em Apunts. Os resultados obtidos mostram a existência de colégios invisíveis cujo número de membros oscila entre dois e noventa e cinco. Destacando, entre as principais, que nos primeros números são médicos, na segunda se observa a presença também de professores de educação física, treinadores e psicólogos. A maioria é de catalães e desenvolve suas atividades profissionais em instituições catalãs. Os cabeças visíveis dos principais Colégios Invisíveis em algum momento participaram da equipe editorial da revista
 

Acessar Arquivo