Estudo Eletromiográfico dos Músculos Motores Primários nos Movimentos Deflexão e Extensão Dojoelho Executados na Mesa Romana

Por: .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Os músculos flexores e extensores do joelho foram estudados através da eletromiografia em 05 sujeitos praticantes de musculação, os quais praticam em média 2 horas por dia durante 5 dias por semana. Os movimentosexecutados foram flexão e extensão do joelho, na mesa romana, marca Vitaly, sendo a flexão do joelho na posição decúbito ventral e a extensão do joelho sentada com encosto dorsal inclinado. Foi utilizado um eletromiógrafo marca LYNX, com 06 canais. Eletrodos de superfície com gel eletrocondutor foram fixados sobre a pele nos respectivos ventres musculares e um fio terra fixado próximo à articulação do joelho. Os resultados obtidos através das respostas eletromiográficas foram expressos em sinais gráficos e RMS. No movimento de flexão do joelho os músculos semitendinoso e semimembranoso foram RMS maiores quando comparados com o bíceps femoral. Os músculos isquitibiais no movimento de flexão do joelho na mesa romana pelos 05 sujeitos, houve uma relação entre o RMS para cada músculo e sujeito. No movimento de extensão do joelho o músculo reto femoral apresentou RMS maior para o sujeito 5, o músculo vasto lateral para o sujeito 2 e o músculo vasto mediai oblíquo para o sujeito 4. Ressalta-se que a relação entre os RMS encontrado para cada músculo e o sujeito, nos músculos flexores do joelho não foi encontrada para os extensores do joelho. As cargas máximas foram maiores para todos os sujeitos no movimento de extensão do joelho.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.