Resumo

Objetivos:
proporcionar a validação da versão Brasileira do Physical Self-Perception Profile (PSPPb, versão para adultos, através de tradução, equivalência semântica e da demonstração de que suas características psicométricas são satisfatórias para administração no Brasil.

Métodos e resultados:
Participaram neste estudo 401 adultos (idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos; de ambos os sexos (201 do sexo feminino e 200 do sexo masculino) média de 23.45 ± 6.1 anos e 25.55 ± 8.54 anos respectivamente. Os dados foram submetidos a uma análise Factorial Exploratória que revelou uma estrutura factorial mais semelhante à descrita na versão original da na população americana e diferente da encontrada em Portugal para o PSPPp.

Conclusão:
O PSPPb demonstrou boa consistência interna com valores do coeficiente de alfa de Cronbach em sua grande maioria superiores ao valor de .75. Ainda assim é recomendado a realização de um maior aprofundamento de sua validade factorial no sentido do completo estabelecimento da validade e fiabilidade do PSPPb.