Resumo

Introdução: O objectivo do estudo é o conhecimento dos motivos dos
espectadores portugueses em eventos de futebol. Pretendeu-se também
determinar se o género e a idade influenciam a decisão do espectador.
Utilizou-se a adaptação de WANN, MELNICK, RUSSELL e PEASE (2001), à
teoria do investimento pessoal de MAEHR e BRASKAMP (1986). Metodologia:
Desenvolveu-se e validou-se um questionário que foi aplicado na Final da
Taça de Portugal de Futebol que decorreu em 25 de Maio de 2005
utilizando-se a Escala de Likert (1 = não importante a 4 = muito
importante). A amostra é de 157 indivíduos, sendo 100 masculinos e 56
femininos. A amostra foi dividida em 4 grupos em função da idade: até 21
(n = 39); 22-35 (n=62); 36-49 (n = 36); superior a 50 (n = 20). Utilizou-se
no tratamento dos dados o análise factorial de componentes principais
com rotação varimax. e a análise de variância multivariada (MANOVA) no
SPSS 14.0. Resultados: Verificou-se a emergência de 5 factores: vantagens
materiais; a nossa equipa; extras e comodidades; jogadores ídolos; desporto
divertimento. Há diferenças significativas inter género em vantagens
materiais e jogadores ídolos: as mulheres são mais sensíveis a estes factores.
Em vantagens materiais há diferenças significat ivas entre o grupo.
Conclusões: Identificaram-se cinco factores determinantes no investimento
pessoal face ao evento futebol: dois factores associados aos aspectos
materiais do futebol (vantagens materiais e extras e comodidades); um factor
relacionado com a equipa; um factor que relaciona o espectador com os
jogadores considerados ídolos; um último factor que indicia a importância
do divertimento através do desporto. Conclui-se também que as mulheres
e os homens apresentam diferenças na estrutura de motivos para a ida ao
futebol. Foram encontradas diferenças nos motivos para a ida ao futebol
entre jovens e adultos.

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