Estudo Exploratório Sobre Agentes Farmacológicos Ilegais no Desempenho em Artes Marciais Mistas

Por: Andreia Cristiane Carrenho Queiroz, Bianca Miarka, Ciro José Brito, Erasmo Montes Assis de Bem, Fábio Dal Bello, Pedro Henrique Berbert de Carvalho e Rayssa Lodi Moser.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.20 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O Mixed Martial Arts (MMA) é um esporte de combate que exige a máxima capacidade física durante as competições, neste contexto, alguns atletas podem administrar substâncias ilícitas, com fins de ampliar artificialmente sua performance. Por meio de análise pareada, o presente estudo comparou as ações motoras de lutadores flagrados no teste de doping frente ao desempenho em combates em que o mesmo saiu vencedor ou foi derrotado sem a presença de doping. Para tal, foram analisados 267 rounds em combates profissionais (masculino e feminino). Os rounds foram pareados por lutadores nas condições: doping, vencedor e perdedor. As ações motoras foram analisadas através de protocolo específico previamente validado. Das substâncias detectadas, os esteroides anabólicos androgênicos representaram (55%; p≤0,001). Lutadores dopados apresentaram menor tempo de pausa (83,4±68,3 vs. 131,7±95,2; p≤0,001) e maior tempo em alta intensidade (85,2±86,6 vs. 51,2±73,3; p=0,002) frente a condição Derrota. Quanto a análise técnico-tática em combate em pé, a condição Vitória apresentou maior média frente ao doping em todas as variáveis exceto Knockdowns (p=0,08), golpe simples acertado no corpo (p=0,15), e na perna (p=0,25) e tentativa de golpe simples (p=0,4). Em conclusão, lutadores que testaram positivo apresentaram maior desempenho nas variáveis físicas (tempo de esforço e tempo de pausa) frente a condição derrota; no entanto, a condição de doping não refletiu melhor desempenho técnico.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2018v20n3p269

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.