Resumo

Dada a simplicidade e naturalidade dos seus gestos técnicos, a marcha, as
corridas, os saltos e os lançamentos, o atletismo é considerado uma
modalidade estrutural na formação desportivo-motora das crianças e jovens,
fazendo habitualmente parte dos programas de EF escolar. Pese embora
este património, temos vindo a notar uma gradual perda de importância
do At l e t i smo na e s col a e um pro g re s s ivo a fa s t amento dos a l unos
relativamente a esta modalidade desportiva. Preocupados com este
panorama escolar, e dada a existência de poucos estudos neste âmbito,
torna-se pertinente averiguar com objectividade alguns dos factores que
para isso terão contribuído. Neste estudo sobre "que Atletismo temos na
escola?", pretendemos indagar esta entidade sobre as condições estruturais
e recursos materiais disponíveis para a abordagem desta modalidade,
c o nv i c t o s q u e e s t a s c o n d i ç õ e s s e r ã o, e m d e t e rm i n a d a m e d i d a ,
condicionadoras do Atletismo oferecido aos alunos. Ao mesmo tempo
será avaliado o tempo disponibilizado para o processo ensino-aprendizagem
do Atletismo. Para alcançar estes propósitos foi elaborado e aplicado um
questionário, previamente validado, a uma amostra de vinte e uma escolas
da região norte do distrito de Aveiro. Os resultados encontrados denunciam:
1) condições aceitáveis para o desenvolvimento das corridas planas; 2)
condições manifestamente insuficientes para abordar os saltos horizontais
e verticais; 3) ausência de condições ou condições manifestamente
i n s u fi c i e n t e s p a ra s e ab o rd a r o s l a n ç ame n t o s ; 4 ) exc ep t u a n d o o
desenvolvimento da resistência aeróbia, o tempo devotado ao ensino do
Atletismo é muito reduzido. Face a estes resultados, urge reflectir sobre as
condições oferecidas pelas nossas escolas relativamente à abordagem do
Atletismo, na intenção de inverter o quadro situacional aqui denunciado e
criar as necessárias condições estruturais e materiais para recolocar o
Atletismo no lugar que por direito deve ocupar no âmbito da disciplina de
EF.

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