Estudo do Nível de Desidratação em Mulheres Praticantes de Exercício Físico em Ambiente Neutro, com e Sem Controle da Ingestão de água.

Por: Karla Régia Ferreira Viana, Laila Fernanda de Souza Avelar, Maisa Carvalho Rezende Soares e Mario N. O. Sevilio Junior.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Avaliar a desidratação de praticantes de exercício físico em situação de ingesta d’água controlado(GC) e “ad libitum”(GAL), comparando gravidade específica(Du) e coloração da urina, em ambiente neutro.

Métodos e resultado:
Cinco mulheres(51,4±7,1 anos) de superfície corporal1,58±0,05m2, submetidas a duas sessões de exercícios, constituidas de 60’ de esteira à 70%FCmáx, por teste de aptidão cardiorrespiratório em esteira ergométrica(ACSM, 2000). Uma sessão consistiu na ingestão 180ml d’água/15min(SBME, 2009); a outra, no consumo “ad libitum”. A avaliação do nível de desidratação foi realizada através de amostras de urina, utilizando tabela de Armstrong(2000) e, a análise Du por meio de refratômetro(INSTRUTHERM, RTP-20ATC), antes e após treino. A temperatura e a umidade relativa do ar(URA) foram 23,6±0,4ºC e 39,8±1,5%, registradas por termohigrômetro digital(INSTRUTHERM, HT-260). A análise dos resultados foi realizada por valores da média, desvio padrão e percentual(∆%). Como resultado, a Du (1014±10) e coloração da urina (4±2) no GC antes do exercício revelaram desidratação mínima, após exercício, a Du (1008±6) e coloração da urina(3±1) tornaram-se euidratados. O GAL, classificado antes do exercício em desidratação mínima Du(1020±6), não alterou seu estado após o exercício Du(1016±8). Porém, quando considerado a coloração da urina do mesmo grupo temos 4±1 antes e 3±1 após exercício, passando de desidratação mínima para euidratado.

Conclusão:
Os grupos iniciaram a sessão de exercício em estado mínimo de desidratação. Porém, o GC conseguiu melhorar seu estado para euidratado de acordo com os dois métodos, justificado pela suficiente ingesta d’água. GAL permaneceu desidratado segundo Du enquanto pela coloração houve a alteração para euidratado.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.