Estudo do Nível de Especificidade Biomecânica de Exercícios com Extensor Elástico Voltados Para a Natação

Por: Verônica Marchi Rodrigues.

167 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

A busca por melhores resultados nos leva a procurar artifícios para aperfeiçoar nossas capacidades físicas e técnicas. O uso do extensor elástico em terra, na natação, é bastante utilizado com o intuito de fortalecer os grupamentos musculares que são utilizados na técnica matara dos quatro estilos, pois é dito que tal exercício simula os movimentos da natação. Como é lembrado por alguns autores, a transferência de capacidades de força adquiridas em terra, para os exercícios competitivos, é um problema ainda a ser resolvido. Este estudo teve como objetivo geral identificar o grau de discrepância biomecânica entre a técnica matara estabelecida para o exercício de força, realizado fora da água, e a técnica matara utilizada pelos atletas enquanto nadam. A escassez de informações acerca do objeto central de estudo nos fez optar por um estudo descritivo. Para tal foi examinada uma população de 30 nadadores de diferentes categorias. Foram registradas as trajetórias delineadas pelos membros superiores dos nadadores enquanto realizavam os movimentos com o extensor elástico. Para capturar a trajetória da mão, foi utilizado o método de registro fotográfico do traçado luminoso. Buscou-se capturar a trajetória da mão no plano sagital e transverso. Feitas as capturas, 0$ dados foram comparados COm o padrão preconizado pela literatura por meio da estratégia de análise por quadrantes. Chegou-se a conclusão que existe grande discrepância biomecânica entre a técnica matara estabelecida para o exercício de força, realizado fora da água, e a técnica matara utilizada pelos atletas enquanto nadam.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2263&listaDetalhes%5B%5D=2263&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.