Estudo da Observação e Auto-observação Sob Influência de Variáveis de Desempenho Desportivo em Natação, Segundo as Diferenças de Conhecimento de Erro Técnico

Por: Jorge Campaniço e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo trata a problemática do  conhecimento base  referente à proficiência do erro técnico por observação  e  auto-observação , contribuindo para o conhecimento e desenvolvimento da "expertise"em natação. Para o efeito, estudámos a competência observacional em jovens praticantes sob a influência de duas variáveis: (i) experiência; (ii) desempenho desportivo. Para a cotação do conteúdo observacional utilizamos duas metodologias de análise designadas por "erros fundamentais" (EF) e "erros declarados" (ED). A amostra foi constituída por 60 sujeitos de 13-14 anos com experiências compatíveis e equivalentes (pré-juniores), mas com níveis de desempenho diferenciados, divididos em três subgrupos: (i) Gl: experientes com desempenho superior; (ii) Gll: experientes com desempenho inferior (iii) Glll: novatos. Os principais resultados demonstraram: (i) valores médios de proficiência30,4% e no subgrupo de desempenho superior os valores sobem para os 39,9% (ii) o subgrupo de desempenho superior revela: (1) um maior número de decisões enunciadas; (2) níveis de resposta mais objectivos; (3) freqüências de respostas correctas superiores; (4) freqüências de respostas erradas, ou omitidas, menores; (5) índices de eficácia observacional superiores; (iii) variáveis como  prontidão física  e  técnica  revelam-se associadas ao  desempenho observacional ; (iv) tendência dos sujeitos percepcionarem maior número de erros na geração do apoio propulsivo. Parece-os que a proficiência do erro por observação vídeo diferido é um indicador de excelência para avaliarmos o desenvolvimento da  expertise, particularmente quando o conhecimento procedimental é orientado para a optimização do desempenho motor em natação.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.