Estudo de Parâmetros Antropométricos e Biomecânicos do Pé Humano Para a Fabricação de Calçados Segundo Critérios de Conforto, Saúde e Segurança.

Por: Eliane Fatima Manfio.

112 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

RESUMO O objetivo deste estudo foi estabelecer um banco de dados a partir de variáveis antropométricas e biomecânicas dos pés que possam atender a fabricação de calçados e formas segundo critérios de conforto, saúde e segurança do usuário brasileiro. Este estudo faz parte do convênio entre o LAPEM/CEFD/UFSM e o CTCCA de Novo Hamburgo, onde a primeira fase, trata de uma amostragem inicial. Assim sendo, utilizou-se uma amostra intencional de 280 indivíduos entre 18 e 55 anos de idade (211 homens e 69 mulheres). A estação de coleta de dados constou de uma unidade de avaliação para entrevista (dados demográficos); uma unidade para mensuração das variáveis antropométricas dos pés, através do método de medição direta (medição das variáveis diretamente sobre o pé, com antropômetros) e do método de medição indireta (captação de imagens videográficas dos pés), sendo coletadas 43 variáveis de comprimentos, perímetros, alturas, larguras e ângulos dos pés (esquerdo e direito); e, uma unidade para coleta das variáveis biomecânicas (distribuição de pressão plantar e força de reação do solo) através do sistema F-Scan. Após as análises, concluímos que: o grande índice de calosidades e deformações nos pés deve-se à má escolha por parte do consumidor e também à falta de perfis diferenciados, os quais possam acomodar mais confortavelmente os pés; os dados antropométricos encontrados apresentaram uma grande similiaridade com a população francesa, e diferenciam da população americana; existe de forma significativa, diferentes níveis de assimetria, entre pé esquerdo e pé direito; as variáveis de perímetros, alturas e larguras não crescem na mesma proporção que aumenta o comprimento do pé; existe uma grande variação do perímetro na região da cabeça dos metatarsos, devido a isso é necessário a confecção de mais de um perfil nos calçados para cada numeração; não existe um arco transverso funcional a nível da cabeça dos metatarsos. Portanto, elevadas pressões embaixo da parte anterior do pé, estão geralmente localizadas sob a cabeça dos metatarsos II e III.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=270&listaDetalhes%5B%5D=270&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.