Resumo

Essa investigação teve como objetivo analisar a prática docente dos
professores de Educação Física, no ensino fundamental (séries finais),
enfatizando os valores relativos à Ecologia e à Educação Ambiental. O
cenário da investigação foi a rede municipal de ensino das três principais
cidades da região do Vale do Aço: Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo,
no estado de Minas Gerais. Em um universo de 64 professores, foram
selecionados para compor a amostra 35 professores. O instrumento
utilizado foi uma entrevista semi-estruturada, elaborada mediante leitura e
estudo de bibliografias condizentes com o objetivo da investigação,
destacando os PCNs da Educação Física e do Meio Ambiente e Saúde. A
entrevista foi gravada, realizada individualmente, em local e horário
estabelecido pelo professor. Posteriormente, as respostas foram transcritas
na íntegra e analisadas, tendo como parâmetro metodológico BARDIN (2002).
Dos 35 professores entrevistados, 12 não incluem o tema Educação
Ambiental no plano anual e 23 incluem. Quanto ao conhecimento e leitura
dos PCNs Meio Ambiente e Saúde, 20 não conhecem e 15 conhecem e já
realizaram a leitura. Trinta e dois professores consideram a temática
apropriada para ser trabalhada nas aulas de Educação Física e 3 não
consideram; 17 trabalham a temática de forma interdisciplinar e 18 não
trabalham. Trinta e quatro professores consideram que a Educação
Ambiental contribui com o desenvolvimento de novos conhecimentos e
habilidades, valores e atitudes, visando a melhoria da qualidade ambiental.
Porém, 26 professores relataram não trabalhar com essa temática, apesar
de 23 incluirem a temática no plano anual. Dessa forma, concluiu-se que a
prática docente dos professores de Educação Física enfatiza pouco os
valores relativos à Ecologia e à Educação Ambiental.

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