Estudo Preliminar das Características Psicométricas da Versão em Língua Portuguesa do Inventário Multidimensional de Perfeccionismo no Desporto

Por: Joana Valente, José Fernando A. Cruz, Luís Meireles, Manuela Amaral, Manuela Peixoto e Rui Sofia.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O “desempenho perfeito” parece continuar a ser um lema predominante em contextos de realização, incluindo o desportivo. Nesse sentido, a avaliação das preocupações e “lutas” perfeccionistas, por um lado, e as pressões percebidas por “figuras” de referência dos atletas, por outro, levaram Stoeber, Otto e Stoll (2005) a desenvolver o “Inventário Multidimensional de Perfeccionismo no Desporto”. Nesse sentido, a presente investigação teve como objectivo central analisar as dimensões do perfeccionismo em contextos desportivos. O estudo foi realizado numa amostra de 224 atletas de ambos os sexos, praticantes de várias modalidades, com idades compreendidas entre os 14 e os 28 anos. Os resultados obtidos evidenciaram uma estrutura factorial similar ao original, sugerindo ainda bons indicadores de fidelidade e validade da versão do IMP em língua portuguesa . Os resultados das análises realizadas evidenciam as suas diferentes dimensões e mostram um padrão diferencial de relações com outros constructos associados (e.g., ansiedade competitiva, percepção de ameaça na competição e objectivos de realização). Os dados obtidos são analisados e discutidos à luz dos recentes “debates” entre dimensões mais adaptativas e/ ou desadaptativas do perfeccionismo em contextos de realização (e.g., desporto, música).

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.