Estudo Qualitativo Sobre a Opinião de Atletas Juvenis de Tênis de Campo Sobre a Sua Preparação Psicológica Para a Competição

Por: Daniel Souza Corrêa de Moraes e .

Psicologia: Teoria e Prática - v.11 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

A psicologia do esporte tem sido cada vez mais ressaltada como fundamental no desempenho dos esportistas. No tênis de campo, essa importância aumenta por causa das dificuldades inerentes a esse esporte, principalmente aquelas relacionadas às questões emocionais. Assim, este trabalho teve como objetivo verificar a importância do técnico no preparo mental de tenistas na categoria juvenil. Justifica-se o tema em razão da relevância do suporte psicológico e das dificuldades intrínsecas aos jovens em transição para a fase profissional. O técnico, como agente norteador, tem muito a contribuir nesse sentido. Foram realizadas entrevistas estruturadas com 10 jogadores juvenis, as quais foram analisadas por meio do discurso do sujeito coletivo. Constatou-se que o técnico é de suma importância para o preparo do juvenil no tênis e que a parte mental é decisiva, segundo os relatos dos jogadores; no entanto, pouco se tem feito para uma melhor preparação psicológica dos tenistas.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1663/1225

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.