Estudo da Relação Entre o Soma Totipo e Ma Tu Ração Sexual com a Qualidade Física Força em Crianças e Adolescentes

Por: Roberto Wagner N. de Araújo.

117 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

o presente estudo teve como objetivo relacionar somatotipo e maturação sexual com a qualidade física força, ao elaborar este estudo considerou-se como amostra 139 crianças, que foram distribuídas nos diferentes níveis de maturação sexual, todos moradores da comunidade da Maré com idade entre 9 e 15 anos e que participam do programa de atividades físicas da Vila Olímpica, no Rio de Janeiro. A implicação prática deste trabalho se deu em virtude da busca de mais uma ferramenta que pudesse orientar os indivíduos para modalidades esportivas que mais se adequassem ao seu biótipo. O grupo foi submetido a uma avaliação do somatotipo por meio do método antropométrico de HEATH-CARTER (1967), que buscou verificar as características somatotípicas, segundo os três componentes: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia. Para os diferentes níveis de maturação sexual foram usadas as tabelas descritas por TANNER (1962), que incluem características sexuais primárias e secundárias tais como pêlos pubianos, pelos axilares, menarca e desenvolvimento dos órgãos sexuais e das gônadas, feito com acompanhamento do médico pediatra da Vila Olímpica. Para avaliação da qualidade física força, utilizou-se teste neuro-muscular, neste caso foi feita a opção do teste de preensão manual, (Laboratory Manual,1994) citado por (Femandes Filho 1999 e 2003). Este trabalho obedeceu à formulação de que, presumiu-se ou supôs-se que exista uma relação entre somatotipo e maturação sexual com a qualidade física força em crianças e adolescentes, e determinar qual destes fatores está mais diretamente ligado ao desenvolvimento desta qualidade ,Fisica. Concluiu-se que não existiram diferenças significativas entre as variáveis Somatotipo e forca, bem como entre Maturação e Somatotipo. Por outro lado, foi constatada relação significativa entre as variáveis Forca e Maturação, entre os indivíduos pesquisadores.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2111&listaDetalhes%5B%5D=2111&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.