Estudo Retrospectivo da Classificação dos Indicadores de Aptidão Física e Perfil Antropometrico de Mulheres na Terceira Idade Praticantes do Treinamento de Força e Hidroginástica

Por: Giseli de Barros Silva.

79 páginas. 2015 29/01/2015

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo retrospectivo, teve como objetivo, analisar e comparar o índice de aptidão física e o perfil antropométrico apresentado por mulheres na terceira idade, praticantes de hidroginástica e treinamento de força regularmente, há mais de um ano, utilizando para isso os padrões de referências do ACSM e da OMS. Em um outro momento, buscou-se a comparação dos resultados com relação as modalidades praticadas. Para tanto foram, levantado dados das avaliações realizadas na Clínica de Educação Física, durante agosto de 2013 á agosto de 2014. As avaliação observadas são: estatura, Massa Corporal, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura, Índice de Relação Cintura e Quadril, Sentar e Alcançar, dinamometria e (VO2 max), os dados observados e analisados estão apresentados em três datas para cada uma das 67 mulheres com idade entre 60 e 69 anos (média 65,24 ± 2,56), participantes de atividades regulares, propostas pela Clínica de Educação Física. Como procedimento para o levantamento dos dados retrospectivos, das 67 mulheres, 35 mulheres são praticantes de hidroginástica e 32 mulheres praticantes do treinamento de força, sendo ambos os treinamentos praticados em três sessões semanais. Os dados foram acessados somente após a autorização do diretor geral responsável pela Clínica de Educação Física do Unisalesiano de Lins, local onde se encontram arquivadas as avaliações, após esta autorização foi analisados todos os dados acima citado. Para apresentação dos dados, primeiramente, foi calculados as Frequências Absolutas (FA), e as Frequências Relativas (FR). Para a estatística de comparação, foi utilizada uma análise não paramétrica de Freadman (analise de variância) e para comparação simples foi utilizado Wilcoxon, diante da não normalidade dos dados. Foi utilizado o teste de normalidade de Shapiro Wilk, e ANOVA One Way para análise intra grupos e o teste t Student para amostras independentes para a comparação entre grupos. Será adotado para analise estatística a significância de p≤0,05.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=1315

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.