Estudo Sobre as Decisões Identificadas na Gestão de Contratos de Jogadores de Futebol: o Caso do Clube Atlético Paranaense

Por: Amaury José Rezende.

2004 03/12/2004

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar os eventos, e suas respectivas variáveis, ligados ao processo de gestão de jogadores de futebol, de maneira que os gestores dos clubes possam avaliar e mensurar suas decisões. Para tanto, a investigação norteou-se pela seguinte questão de pesquisa: se o jogador de futebol é um ativo para o clube, então quais são as decisões(eventos) ligadas ao processo de gestão deste ativo e os seus impactos econômicos no resultado do clube? Dentre as estratégias de pesquisa utilizadas, destaca-se o método de estudo de caso, o qual foi imprescindível na investigação e no diagnóstico das variáveis de cada evento. A pesquisa constatou que os gestores têm consciência dos eventos, mas o clube não disponibiliza um sistema de avaliação para esses eventos. Deste modo, este trabalho propõe uma metodologia que permite aos gestores avaliarem a viabilidade econômica de suas decisões. Diante das evidências do estudo de caso e com base nos eventos estudados, estruturou-se uma solução para avaliação das decisões e mensuração do impacto econômico dessas decisões (comprar, vender, emprestar, renegociar, formar e permutar), proporcionando, assim, ao gestor parâmetros para o planejamento, avaliação e controle das transações relacionadas ao jogador de futebol. A proposta apresentada objetiva disponibilizar ferramentas que, de forma estratégica, contribuam para o desenvolvimento das relações financeiras, econômicas e sociais do clube.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-29092006-160827/pt-br.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.