Estudo Sobre as Fontes de (in)formação de Auto-eficácia Docente Para a Atuação em Educação Física Adaptada e Suas Correlações com a Motivação do Professor

Por: Rubens Venditti Jr.

III Congresso de Ciência do Desporto

Send to Kindle


A auto-eficácia se caracteriza como as crenças nas capacidades individuais de organizar e executar cursos de ação, necessários à realização de determinadas tarefas ou feitos dirigidos a uma meta. Engloba processos auto-perceptivos e avaliativos, que relacionam fatores ambientais, pessoais e comportamentais. Neste trabalho, a auto-eficácia é aplicada na compreensão do controle interno das crenças e percepções que envolvem a prática docente em EF adaptada (EFA), caracterizada por atender pessoas com necessidades especiais. O mesmo estudo é a continuação de nossas pesquisas no mestrado, que analisou as crenças de auto-eficácia docente em EF. Nesta pesquisa, aprofundaremos a especificidade da atuação em EFA, além de observar as fontes de (in)formação da autoeficácia docente para este contexto. A problemática se encontra na análise das possíveis contribuições da auto-eficácia e suas fontes formadoras com a relação do processo de motivação para a realização, bem como suas associações com: satisfação, preferência de atuação profissional e disposição para continuidade docente em EF. Por meio de três instrumentos a serem aplicados em 250 profissionais atuantes na área de educação física adaptada, destacam-se alguns fatores e aspectos relacionados à autoeficácia docente. Os resultados obtidos evidenciam as associações da auto-eficácia com a questão motivacional do professor, através de sua satisfação pessoal e disposição para continuar na carreira docente, bem como os níveis de esforço e persistência. A metodologia, através da análise estatística de Determinante e Análise de Variância, promoverá a análise destes parâmetros a respeito de suas capacidades de ensinar. A perspectiva social cognitiva e as propostas de ensino reflexivo configuraram-se excelentes referenciais, comuns para as discussões sobre as crenças docentes, formação profissional em EFA e atuação com públicos de pessoas com necessidades especiais.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.