Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar se durante o curso de Psicologia são oferecidos subsídios teóricos e práticos sobre características do indivíduo portador de deficiência auditiva, que venham a embasar futuras atuações do psicólogo com o mesmo. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada análise de informações interna e externa de um curso de Psicologia oferecido por uma Universidade Particular situada no Estado de São Paulo. O procedimento utilizado no presente estudo foi: a análise dos objetivos das disciplinas da área de educação e educação especial, entrevista com coordenador e com cinco ex-alunos do referido curso que atuam como Psicólogos em instituições de educação especial. Os dados obtidos mostram que o curso oferece informações teóricas sobre o deficiente auditivo, mas estas informações não são suficientes para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o Psicólogo atuar, criando assim condições favoráveis para intervenção e investigação. Portanto, conclui-se que a dificuldade no acompanhamento prático e desenvolvimento científico da Psicologia nesta área está relacionada à formação do Psicólogo.

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