Estudo Sobre o Bullying, Conceitos e Aplicações na Escola e nas Aulas de Educação Física

Por: Caio Vieira Nunes, Lucas Camilo Pereira, Rafaele Carvalho Nobre, Rosane de Almeida Andrade e Thiago Medeiros da Costa Daniele.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.24 - n.258 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Compreende-se que a violência se tornou um fator preocupante em nossa sociedade e se apresenta no cotidiano escolar de maneira bastante expressiva. Objetivo: investigar os conhecimentos básicos dos alunos acerca do bullying na escola e nas aulas de Educação Física. Método: estudo de campo com cunho transversal e descritivo foi realizado em 53 alunos com idades entre 11 e 18 de ambos os gêneros, foi aplicado um questionário semiestruturado com questões fechadas. Resultados: os atos de bullying foram expressivos em ambos os gêneros e fazem parte da realidade dos alunos e alunas avaliados. Constatou-se que 83% dos avaliados já sofrem bullying e 79% já praticaram com seus colegas. A causa mais relevante, relatada no estudo, foi a prática do bullying como autodefesa. Conclusão: Tais achados apontam uma maior necessidade de ação social na busca de proporcionar aos alunos um ambiente de maior respeito e diminuir possíveis problemas na saúde mental relacionados a prática do bullying.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/1037

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.