Estudo Sobre o Nivel de Participação, Num Programa de Atividade Fisica e Saude e Suas Relações com as Doenças Cronicas Não Transmissiveis e a Qualidade de Vida: Um Estudo de Caso

Por: José Antônio S. Barbosa.

2003 13/02/2003

Send to Kindle


Resumo

A saúde e a doença acompanham o ser humano ao longo da história da humanidade. Ao buscar saúde para não: ser, estar ou ficar doente busca também a qualidade de vida, mas com toda sua complexidade e capacidade de criar, cria também o sedentário e acaba gerando novas doenças que lhe tiram a saúde. Hoje em dia se busca a qualidade de vida para combater o mal criado pelo próprio ser humano. O objetivo deste trabalho foi o de caracterizar os funcionários da Diretoria Geral Administrativa da Universidade Estadual de Campinas com a intenção de implantar um programa de atividade física orientada visando a qualidade de vida. Fizemos também uma investigação sobre as preocupações da educação física em relação ao ser humano, com a saúde, a doença e os diversos programas de saúde que buscaram e buscam a qualidade de vida. Os procedimentos metodológicos utilizados foram à pesquisa da observação direta extensiva quantitativa e a qualitativa, através da pesquisa ação, por apresentar os requisitos necessários a tais procedimentos utilizamos como instrumento de pesquisa dois protocolos com questões abertas e fechadas: uma para a caracterização dos participantes e outro para identificar os motivos da não aderência ao programa oferecido, mas como o ser humano é complexo e mesmo sabendo de suas vantagens não adere ao programa. Os resultados foram apresentados através de gráficos seguidos das análises das respostas.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000295003&opt=1

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.