Estudo Sobre Regulamentos no Handebol de Jovens: Uma Análise Documental Sobre o Uso Obrigatório do Sistema Defensivo Individual em Competições Sub-12 e Sub-14

Por: e .

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Competições de jovens devem ser transformadas num ambiente de aprendizagem adequado ao desenvolvimento de competências físicas, psicológicas, técnico-táticas ajustadas aos jovens atletas. Nas competições de handebol o uso da defesa individual obrigatória dos 11 aos 14 anos de idade é apresentado pela literatura, mas estudos aprofundados são necessários. Este estudo descreve o uso do sistema defensivo individual em competições de handebol sub-12 e sub-14, sustentada em aspectos cronológico-temporais e estrutural-funcionais. Realizamos uma pesquisa documental em competições paulistas realizadas em 2016, por meio da triangulação metodológica entre métodos qualitativos. O uso do sistema defensivo individual é obrigatório em períodos específicos do jogo, é utilizado com maior volume dos 11 aos 13 anos de idade sendo usado por aproximação mínima de um metro entre defensores e atacantes e é realizada no mínimo na meia quadra defensiva. Trata-se de um sistema defensivo que adequa-se à aprendizagem destas categorias, mas demanda atenção de treinadores para as questões fisiológicas de jovens atletas. A possibilidade de exploração de maiores espaços defensivos pressupõe a existência de punições para inibir trapaças e atitudes transgressoras de treinadores e atletas em busca do cumprimento da lógica ofensiva e defensiva do jogo.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38301

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.