Estudo da Viabilidade Para Adaptação de Atividades Físicas do Cotidiano de Idosos em Testes Para Determinar Níveis de Independência Física

Por: Marcelo Nogueira Jabur e Moacir Lobo Costa Jr..

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

No próximo século, a condição de independência física estará diretamente relacionada à condição funcional dos indivíduos idosos e suas necessidades, como promoção e proteção da saúde, trabalhos de casa e atividades sociais. Podemos notar a princípio, uma diferenciação aumentada entre os indivíduos que formam este grupo denominado "terceira idade" no que se refere a níveis de independência e autonomia nas atividades físicas cotidianas. Este fator de grande interesse na grande parte dos trabalhos científicos produzidos até então, justifica o nosso objetivo que é de detectar as reais condições do indivíduo idoso em executar suas tarefas diárias através da validação de um método que procura assemelhar as avaliações com gestos motores do cotidiano deste grupo de pessoas. No projeto piloto desenvolvido foram avaliadas 8 pessoas com idades entre 60 e 84 anos, em atividades como: "sentar e levantar; andar segurando pesos; amarrar os sapatos; subir e descer escadas; apoiar-se em 1 pé; flexão do ante-braço com pesos; andar entre cones; entre outros). Os resultados demonstraram a viabilidade da realização da avaliação dos níveis de independência/autonomia física do idoso através de exercícios que se assemelham às atividades diárias desta população da "terceira idade". Concluímos através dos dados colhidos e do próprio desenvolvimento do conjunto de testes realizados que, o projeto é viável, sendo que na segunda fase do projeto o levantamento de dados será desenvolvido com objetivos de determinar parâmetros para cada avaliação. Com os resultados demonstrando a viabilidade do projeto, a conclusão é de que na segunda fase do projeto o levantamento de dados deverá ser desenvolvido com um grande número de pessoas idosas, visando determinar parâmetros para cada avaliação.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.