Estudos da Psicologia Brasileira Sobre Atividade Física: Uma Revisão Integrativa

Por: Adriano Schlösser e Marco Antônio Voidaleski Júnior.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.24 - n.256 - 2019

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Resumo

O presente estudo objetivou identificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as publicações brasileiras voltadas à psicologia e atividade física. Foram selecionados os estudos realizados entre os anos de 2013 a 2018 no Brasil, utilizando-se os descritores “psicologia” e “atividade física” nas bases de dados SciELO, LILACS, BVS PSi, Index Psi e PePSIC. Foram selecionados 43 artigos, 9 teóricos e 34 empíricos, posteriormente classificados de acordo com a temática de estudo e o método utilizado nas suas respectivas publicações. Na categoria temática, foram desenvolvidas as seguintes categorias: saúde, ciclo vital e outros. Na categoria metodológica, os estudos foram divididos em: empíricos e estudos teóricos. Os resultados apontaram um declínio de publicações a partir de 2015, problematizando a necessidade de analisar os aspectos psicológicos em relação a prática de atividade física na contemporaneidade. Verificou-se uma riqueza de perspectivas teóricas, e metodológicas, o que permite a comprovação da importância da temática e sua aplicação em diferentes contextos. Houve predominância de estudos empíricos de cunho quantitativo e modelo experimental, apresentando resultados que indicam a importância da atividade física para o bem-estar e promoção na qualidade de vida da população em diferentes etapas do ciclo vital.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/1026

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