Estudos de Mídia e Megaeventos Esportivos Media

Parte de IV Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos. Diferentes Olhares Sobre os Jogos Rio 2016: a Mídia, os Profissionais e os Espectadores (volume I) . páginas 138

Resumo

Introdução

Passada a década dos megaeventos esportivos no Brasil, chegou-se a hora do exercício avaliativo e reflexivo daquilo que nós brasileiros, de forma geral, vimos e presenciamos quanto à organização e realização de múltiplos eventos esportivos, como os Jogos Pan-americanos Rio/2007, os Jogos Militares 2015, e especialmente a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio/2016. Tais eventos esportivos – embora haja muitos outros – ganharam muita visibilidade, principalmente pela sua relação intrínseca com a mí- dia, conjunto de veículos informacionais e comunicacionais presentes em nosso modo moderno de viver que constrói e construíram discursos, representações difundindo-os para a população brasileira nessa configuração esportiva/cultural. Ainda, não só veiculam tais eventos, mas, parte de sua programação participa ativamente da produção desses espetáculos esportivos. Como expõe o professor Elenor Kunz1 : “[...] é mais do que evidente a influência que a mídia esportiva exerce não apenas sobre indivíduos de forma isolada, mas sobre todo o contexto social”.

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