Estudos Sobre Crescimento Somático, Maturação Biológica, Aptidão Física e Actividade Física nos Países de Língua Oficial Portuguesa: Uma Revisão

Por: A. T. Marques, Albrecht L. Claessens, D. L. Freitas, G. P. Beunen, J. A. Maia, J. Lefevre e M. A. Thomis.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.2 - n.1 - 2002

Send to Kindle


Resumo

RESUMO Estudos sobre crescimento somático, maturação biológica, aptidão física e actividade física nos países de língua oficial portuguesa: uma revisão O presente estudo tem como objectivos: (1) situar os trabalhos efectuados na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e (2) apresentar algumas recomendações para investigações futuras. Dezassete estudos são considerados e extraídas as seguintes conclusões: (1) a quase totalidade dos estudos apresentam um delineamento transversal; (2) no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a altura e peso das crianças Portuguesas e Brasileiras são quase idênticos, enquanto os jovens de Moçambique são mais baixos e mais leves. As crianças de Cabo Verde e Moçambique apresentam menos gordura subcutânea do que as crianças Portuguesas e Brasileiras. No teste ‘sit and reach’ os Moçambicanos apresentam os melhores resultados mas o oposto é verdadeiro para o ‘sit ups’. Na corrida/andar de 12 minutos os Portugueses apresentam melhores resultados do que os Brasileiros; (3) no contexto Europeu, os rapazes e raparigas Brasileiros e Moçambicanos são ligeiramente mais baixos do que os Belgas. As crianças e adolescentes de Moçambique são mais leves e têm níveis de gordura subcutânea mais baixos do que os Belgas. No ‘sit and reach’ os rapazes e raparigas Moçambicanos apresentam melhores resultados do que os seus pares Belgas. Estudos de crescimento futuros devem privilegiar: (1) delineamentos longitudinais ou longitudinais mistos; (2) equipas de investigação multidisciplinares; (3) metodologias de treino da equipa de campo bem definidas; (4) controlo rigoroso na recolha e entrada dos dados no computador; e (5) parâmetros relacionados com a saúde. Palavras-chave: CPLP, crescimento, maturação, aptidão física e actividade física.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.