Estudos Sócio-históricos Sobre o Futebol nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio: Uma Questão Muito Além das Habilidades

Por: e .

IV Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar os contextos episódicos do futebol que marcam a vida dos sujeitos participantes, abrindo espaço de discussão nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio. Participaram do estudo três turmas de Ensino Médio de uma escola estadual em Cuiabá – MT, sendo uma do 1º ano e as outras do 2º e 3º ano. Os relatos foram obtidos numa “roda de conversa” realizada com cada turma durante as aulas de Educação Física. Esta metodologia é bastante utilizada nos processos de intervenção comunitária e consiste na identificação de opiniões coletivas acerca de uma temática, criando espaços de diálogo, nos quais os sujeitos podem se expressar, escutar os outros e a si mesmos. As falas foram interpretadas e categorizadas em eixos temáticos a partir do dialogismo presente na “roda de conversa”. Entre os eixos, destacaram-se: a romantização do jogador brasileiro, percebida na idealização de que os bons jogadores de futebol possuem um talento puro, inato; a necessidade da identificação com seus ídolos esportivos, legitimando os jogadores como heróis do país; por fim, o contexto sociocultural, ligado ao espetáculo e a alegria que envolve as pessoas em dias de jogo. Contudo, aspectos negativos também foram destacados, tais como a violência entre torcidas e a falta de ética de alguns jogadores em campo. O estudo indicou que se faz necessário apresentar o futebol num contexto sócio-histórico e não somente como elemento desportivo explorado nas aulas de Educação Física. Assim, a experiência dessas aulas sustentou a hipótese de que é preciso ampliar as discussões sobre o futebol para que os alunos percebam que não são apenas praticantes desse esporte e/ou reprodutores de meras habilidades físicas, mas seres humanos, identidades múltiplas que podem ser reconhecidos como cidadãos críticos, conscientes e participativos socialmente.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.