Ética e democracia no Esporte: mudanças emergentes nas relações de poder e na gestão das entidades esportivas

Por: e .

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O esporte e o lazer, como parte da cultura, integram nosso modo de vida e contribuem para a estruturação da forma pela qual nos relacionamos com outras pessoas, coletivos e instituições, bem como são parte constituinte das relações sociais vigentes. Por isso, expressam a pluralidade de significados, sentidos e sentimentos que permeiam reproduzindo ou transgredindo a ordem social, assim como sua organização e estruturação são pautadas pelo nosso modus operandi hegemônico, em especial, quando se trata de suas versões altamente institucionalizadas. Isso significa que o esporte e o lazer não são “ilhas” que podem ser compreendidas para além da sua relação com a sociedade e a cultura; bem como são instrumentos que contribuem para estruturar, ou numa perspectiva mais transgressora, resistir ao diagnóstico de tempo em que vivemos (ELIAS; DUNNING, 1992).

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/cuidar-da-casa-comum-da-natureza-da-vida-da-humanidade-oportunidades-e-responsabilidades-do-desporto-e-da-educacao-fisica-vol-1/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.