Editora Ministério do Esporte. Brasil 2010. 156 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

Este livro, que temos a grande satisfação de apresentar, é um dos resultados da 1ª Edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. Prêmio lançado em 2008 pelo Ministério do Esporte com o objetivo de incentivar, apoiar e valorizar produções científicas, tecnológicas e pedagógicas que apresentem contribuições e subsídios para a qualificação e inovação de políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social por meio de seleção, premiação e difusão de trabalhos; e contribuir com o reconhecimento da participação deste ministério, na agenda da Ciência e Tecnologia Brasileira.

A concretização deste Prêmio é muito especial para nós uma vez que marca mais uma ação desta gestão do Governo Federal, que acredita no conhecimento como um dos meios indispensáveis à construção e implementação das políticas públicas na nossa área.

Decerto, tão importante que selecionar e premiar conhecimentos é a tarefa de disseminá-los de tal forma que não aprimorem apenas a produção científica, mas que possam contribuir direta e indiretamente para a qualificação das políticas a eles associadas e a elevação do nível cultural de nossa população. E ao tornar público obras premiadas estamos avançando um pouco mais nesta direção.

Nesse sentido, demos o primeiro passo quando artigos de todos os 27 (vinte e sete) trabalhos premiados na primeira edição deste Prêmio foram publicados na “Coletânea dos Premiados de 2008”, organizada pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, do Ministério do Esporte (SNDEL/ME) e difundida em livro impresso e on line, indexado no site deste ministério.

Agora a SNDEL/ME avança na publicação na íntegra de estudos avaliados em primeiro lugar na Categoria Regional “Dissertações, Teses e Pesquisas Independentes”, gerando oportunidade para aprofundamento nos trabalhos desses autores.

Um desses estudos é publicado no presente livro que registra a tese de doutorado defendida, em 2006, por José Ronaldo Mendonça Fassheber, junto ao Programa de Pós Graduação da Unicamp, que trata do “Etno-desporto indígena: contribuições da Antropologia Social a partir da experiência entre os Kaingang”.

Esta obra é dirigida às universidades que possuem cursos de Educação Física e outros cursos que reúnem estudiosos e pesquisadores sobre o esporte e o lazer, bem como a gestores e agentes que buscam a sua formação continuada e socialização de conhecimentos junto a programas sociais de esporte e lazer.

Esperamos que esta publicação possa mobilizar outros trabalhos acadêmicos que buscam melhorias das políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social e motivar mais autores a inscreverem seus trabalhos na 2º Edição do Prêmio Brasil de Inclusão Social, a se realizar neste ano de 2010.

Rejane Penna Rodrigues

Secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer Ministério do Esporte
 

Arquivo