Eu Aprendi o Que é Educação Física e Vocês Aprenderam a Ensinar: Considerações dos Estudantes Sobre a Prática de Ensino de Professores de Educação Física em Formação

Por: L. G. B. Rufino e S. Souza Neto.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo aborda a temática da formação inicial de professores de educação física alicerçada nos saberes profissionais vinculados às demandas da prática pedagógica para a construção da identidade profissional. O objetivo deste trabalho foi analisar a opinião de alunos de uma escola pública estadual de uma cidade do interior do Estado de São Paulo - Brasil no que corresponde ao desenvolvimento da prática pedagógica ao longo do estágio curricular supervisionado de professores de Educação Física em formação. Para isso, 118 alunos (média de idade de 13,8 anos) que participaram do processo de estágio foram investigados por meio de um survey que buscou considerar suas opiniões no que diz respeito aos conteúdos desenvolvidos, as estratégias didáticas utilizadas, as relações interpessoais estabelecidas e o contexto social relacionado. Os resultados foram analisados a partir da abordagem qualitativa, tendo como técnica a análise de conteúdo das opiniões dos alunos, sendo alocados nas seguintes categorias oriundas das dimensões da didática: técnica (64%), relacionada aos conteúdos e metodologias utilizadas; humana (30,5%), vinculada a afetividade no âmbito escolar; contextual (5,5%), relacionada às questões sociais subjacentes ao ensino. De modo geral, os alunos ressaltaram a organização dos conteúdos e as metodologias utilizadas como centrais ao processo empreendido, ressaltando as aprendizagens propiciadas, o dinamismo das aulas e o planejamento organizado ao longo do processo. Além disso, eles buscaram valorizar também as relações afetivas provenientes da prática de ensino, a partir da empatia advinda da relação entre estagiários e alunos e o entusiasmo destacado durante as aulas. No entanto, pouca ênfase foi dada às ações sociais relacionadas ao contexto da prática docente no que corresponde a dimensão política, embora tenham apresentado algumas críticas ao papel da escola e da própria disciplina de educação física no currículo. Para os alunos, o estágio possibilitou o desenvolvimento de ações reflexivas, passando a valorizar mais a Educação Física. Os dados indicam que os saberes relacionados ao domínio do conteúdo específico e à afetividade necessária para o desenvolvimento da prática proveniente das interações humanas no ensino foram os aspectos mais valorizados pelos estudantes. Os resultados corroboram com a necessidade de considerar a escola como lugar de construção de saberes, juntamente com a universidade e que a compreensão das opiniões dos alunos das escolas é fundamental para a iniciação à docência.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.