Eu Só Tenho Daquela época... Boas Lembranças : Narrativas Acerca do Esporte Escolar de Rendimento em Escolas Particulares de Curitiba (1980-1990)

Por: Pauline Peixoto Iglesias Vargas.

99 páginas. 2015 02/06/2015

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo retratou a prática do esporte escolar de rendimento em escolas particulares de Curitiba-PR, entre os anos de 1980 e 1990. Para tanto foram entrevistados técnicos, atletas e gestores esportivos que vivenciaram o fenômeno no período. Para atingir o objetivo geral, foram elencados quatro objetivos específicos, os quais se tornaram capítulos da dissertação. São eles: "apresentando as vozes", capítulo que apresenta os colaboradores da pesquisa, por meio de sintéticas biografias, com intuito de enquadrá-los no processo de desenvolvimento esportivo escolar da cidade; "era competitivo, era muito competitivo", caracteriza o esporte escolar de rendimento da época; "o esporte escolar, perto daquela época, não tem comparação" pondera a respeito dos motivos da valorização do esporte na época, bem como aponta algumas hipóteses a respeito; "eu tenho saudades daquela época" valoriza as lembranças acerca do fenômeno, a Copa Itaú, os valores atribuídos ao esporte e alguns nomes de ícones esportivos que passaram pelas quadras curitibanas compõem este capítulo. A pesquisa é de caráter qualitativo e o método de investigação utilizado foi a História Oral temática pura. A partir das análises percebeu-se que o contexto do esporte escolar curitibano daquela época era uma espécie de metáfora do esporte profissional, haja vista que os colégios com maior poderio financeiro "contratavam" alunos/atletas para representar suas instituições. As equipes eram muito valorizadas dentro dos colégios e existiam, em alguns casos, profissionais contratados exclusivamente para o treinamento dos atletas. Havia um modelo de esporte escolar a ser seguido - o Colégio Positivo. O esporte de rendimento escolar parece ter realmente perdido sua importância e investimento após a transformação crítica ocorrida na Educação Física durante a década de 1990, entre outros fatores. A Copa Intercolegial Itaú marca a memória dos entrevistados como símbolo do esporte escolar curitibano do período, assim como o Ginásio do Tarumã como local de memória. Alguns protagonistas do campo esportivo atual tiveram seus primeiros contatos com o esporte ainda na escola. Evidenciou-se o tom nostálgico dos entrevistados ao rememorar o esporte escolar curitibano das décadas de 1980 e 1990.

Endereço: http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/53480

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.