Desenvolvimento e Validação de Um Recordatório de 24 Horas de Avaliação da Atividade Física

Por: , Evelyn Fabiana Costa, Evelyn Helena Ribeiro e Gisele Monteiro Sobral.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver e verificar a validade de um recordatório de 24 horas de atividade física (R24AF). A amostra foi composta por 98 adultos com idade entre 18 e 59 anos matriculados
no Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, localizado na região central do município de São Paulo. O estudo foi realizado entre outubro de 2005 a dezembro de 2006. Os participantes foram orientados a utilizar o acelerômetro Biotrainer II em dois dias da semana e um dia do final de semana e o R24AF foi aplicado no dia posterior ao uso. Os dados obtidos no R24AF foram digitados em um software elaborado especificamente para este estudo, obtendo-se os minutos por dia e o gasto energético em atividades leves, moderadas e vigorosas. Para verificar a relação entre as variáveis de estudo utilizou-se a correlação de Spearman e correlação ajustada por idade, índice de massa corporal (IMC) e perímetro da cintura. O índice Kappa foi calculado para avaliar o grau de concordância entre o R24AF e o acelerômetro. Foram encontrados coeficientes de correlação que variaram de 0,23 para homens e de 0,53 para mulheres na contagem de movimento do acelerômetro com o total de atividade física do R24AF. Os melhores coeficientes foram obtidos para atividade moderada e vigorosa obtida pelo R24AF com o acelerômetro (0,43 para homens e 0,54 para as mulheres). Nas análises ajustadas, verificou-se melhora nos coeficientes obtidos para os homens, enquanto que para as mulheres os resultados mantiveram-se os mesmos. Verificou-se concordância moderada entre o R24AF e o acelerômetro. Conclui-se que os resultados encontrados neste estudo mostraram que o R24AF apresentou evidências de validade adequadas e pode ser um instrumento interessante para uma avaliação detalhada da atividade física.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/445.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.